Avançar para o conteúdo principal

Motivações improváveis, ou talvez não...

Existem pequenas coisas que acontecem, aparentemente sem razão, mas que de alguma forma nos inspiram e nos motivam. Pequenas coisas que nos fazem olhar em volta com outro olhar e a descobrir novas perspectivas e novas tonalidades.

Existem pequenas coisas que nos fazem perceber que o caminho não é linear, mas sim cheio de ramificações, de atalhos, de possibilidades e alternativas. Pequenas coisas que nos fazem ver outras tonalidades para além da paleta de cores a que nos acostumámos.

Existem pequenas coisas, pequenos gestos, pequenos trejeitos, pequenas palavras... pequenas coisinhas aparentemente sem importância que por vezes são o bastante para nos fazer olhar o mundo, as pessoas e a vida de outra forma. Pequenas coisas que nos mostram o que se esconde por trás daquilo que a vista alcança.

Existem pequenas coisas que nos fazem repensar e rever a nossa vida... que nos fazem questionar as nossas posições e as nossas certezas... que nos fazem questionar a existência de valores e de verdades.

Existem pequenas coisas que nos estimulam, que nos motivam, que nos fazem querer ir mais além, que nos fazem querer fazer mais e melhor, que nos fazem crescer, evoluir e andar para a frente. 

Uma simpática senhora acima dos 60 anos, que passa por ti alegremente a correr no meio da serra e que se aventura a fazer 15 kms de trilhos e ainda por cima num belo tempo... bom essa é uma das pequenas coisas que nos fazem equacionar as nossas limitações, a nossa vontade, a nossa força... Quando alguém que passou por um longo processo de doença consegue superar todos os obstáculos e fazer coisas que tu (felizmente saudável e apto) achas que nunca vais conseguir fazer... bom essa é outra pequena coisa que nos faz questionar a nossa visão da vida e de nós mesmos, faz-nos olhar com outros olhos a nossa própria existência...
Quando alguém, que tem tudo menos motivos, sem mais nem para quê te trata como se fosses a pedra mais rasca da calçada...bom essa é outra pequena coisa que te faz olhar os outros com olhos mais atentos e perceber que de facto o livro não se pode julgar pela capa...
Quando alguém te desmerece porque te acha gordo ou magro, alto ou baixo, bonito ou feio... bom essa é outra pequena coisa que te faz repensar a forma como nos situamos na sociedade, a forma como delineamos prioridades, a forma fútil como por vezes olhamos as coisas sem lhes dar uma oportunidade...
Quando alguém decide silenciar-se e esperar que tu, sejas no mínimo subserviente, e consecutivamente dês o primeiro passo como se fosse essa a tua obrigação e porque tu é que o deves fazer, não por uma razão lógica mas porque as pessoas gostam de ser bajuladas e adoradas... bom essa é outra pequena coisa que nos leva a questionar o tipo de pessoas que queremos na nossa vida, o tipo de relações que queremos manter e aquelas que mais vale cortar pela raiz...

Pequenas coisas que por vezes são grandes motivações... pequenas coisas que aparentemente são motivações improváveis, mas que quando analisas a fundo percebes que são muito válidas, muito justas e muito pertinentes. E se querem que vos diga são essas pequenas motivações que nos fazem mudar, que nos fazem analisar, que nos fazem crescer, que nos fazem aprender e sobretudo que nos fazem ser uma versão melhor de nós mesmos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!